Gatos Persas

Tudo sobre Gatos Persas, Himalaios e Exóticos.

Como Ensinar o Seu Gato Persa a Utilizar a Bandeja Sanitária Com Areia.

O seu gato precisa de uma bandeja ou caixa sanitária para fazer as necessidades, que funcionará como banheiro ou wc privativo.

Adquira uma caixa sanitária apropriada em alguma loja da especialidade. Poderá ser de plástico ou descartável, feita de cartão duro. Tenha o cuidado de comprar uma suficientemente grande para que o seu gato possa entrar, sair e mover-se com facilidade.

Muitas vezes, as caixas ou bandejas sanitárias de areia podem ser um problema para os donos de gatos, especialmente se são alérgicos à urina de gato. Os gatos e gatinhos da raça Persa são particularmente exigentes quanto à caixa de areia e normalmente é necessário dedicar muito tempo a treiná-los. Existem porém alguns truques e técnicas que facilitam o treino dos gatos persas a utilizar o sanitário.

Não se zangue se ele urinar fora da caixa, pois no início é normal, ele está aprendendo a utilizar o banheiro.

Os gatos persas são conhecidos pelo seu excêntrico comportamento em relação à caixa sanitária, pois eles são bastante escrupulosos relativamente à limpeza da areia. Quando a areia da caixa é mudada, ou retirada a areia suja, o seu comportamento e aceitação da caixa muda. Algumas criadores são da opinião de que a areia suja deve ser retirada da caixa duas vezes por dia. Também é aconselhável verificar que tipo de areia você está usando.

Não utilize areia normal, especialmente se o seu gato for de raça persa. É muito importante utilizar areia sanitária especial para gatos. A areia comum não absorve convenientemente a porcaria nem absorve os maus cheiros, ao contrário da areia especialmente concebida para ser utilizada em sanitários de gatos. Evite areia perfumada!

bandeja sanitária com areia para gatos

É muito comum e eficaz utilizar aglomerados compostos de argila, os quais normalmente não são rejeitados pelos Persas. Além disso, a argila é inodora, o que facilita a aceitação por parte do gato. Antes de colocar os aglomerados, considere polvilhar bicarbonato de sódio no fundo da caixa, pois ajuda a espalhar alguma fragrância. É também importante ter cuidado com o tipo de areia utilizada nas bandejas sanitárias, devido aos pelos longos dos gatos persas. Neste caso, a utilização de argila é uma solução perfeita do problema.

Tenha o cuidado de encher a bandeja com areia suficiente para cobrir o fundo da bandeja e coloque-a longe do local onde dorme e come. Os gatos, especialmente os Persas, não gostam de fazer as suas necessidades perto da sua cama e comida. Coloque o wc do gatinho num local tranquilo, de fácil acesso e longe de crianças e outros animais. Tente manter a areia o mais limpa possível, trocando-a sempre que possível. Limpe a bandeja com água e detergente neutro, o mais possível sem cheiro. Pode utilizar vinagre, pois este produto limpa, neutraliza os maus cheiros e não é tóxico.

Treinar e ensinar o seu gatinho persa a utilizar a bandeja sanitária, o seu banheiro para gatos pode

ser uma tarefa complicada se você desconhece como fazer. Se seguir as dicas indicadas neste artigo, essa tarefa será bastante facilitada. Lembre-se que o seu gatinho simplesmente não gosta deste tema.

Coloque o seu gatinho dentro da bandeja sanitária imediatamente após as refeições ou quando o vir a farejar pela casa, pois isso indica que ele pretende fazer suas necessidades. Sempre que ele fizer as necessidades na bandeja sanitária, demonstre que está contente e faça uma carícia ou ofereça-lhe alguma comida especial.

Um truque muito bom é perguntar ao criador onde o gatinho persa foi adquirido, qual o tipo de areia que utilizava, para podermos usar areia igual, o que nos vai facilitar bastante a tarefa.  Novamente deparamos com vantagens em adquirir o seu Persa a um criador ou gatil certificado.

Artigos relacionados:

Back to Top