Gatos Persas

Tudo sobre Gatos Persas, Himalaios e Exóticos.

Comportamento e Personalidade do Gato Persa

O gato persa é caracterizado por um comportamento e personalidade que o distingue de outras raças de gatos.

Aqueles que levamos anos convivendo com gatos persas, sabemos que o que os distingue das outras raças não são apenas suas características físicas, pelugem e rasgos faciais, mas sobretudo as suas características comportamentais e de personalidade, que faz deles os companheiros e mascotas ideais num lar.

É um gato bastante preguiçoso e tranquilo.

O gato persa caracteriza-se por ser extremamente tranquilo e bastante preguiçoso. Pode passar o dia dormitando no sofá ou na sua almofada, só saindo desse estado para comer, fazer as suas necessidades ou procurar o nosso afeto.

Gato Persa na almofada

Normalmente, são bastante afetuosos e sociáveis.

Esta é uma característica que torna esta raça tão aconselhada para conviver num apartamento. O Persa é extraordinariamente sociável, sempre buscando o nosso carinho e afeto. Além disso, é o perfeito companheiro para conviver com outros gatos, cães e crianças.

São silenciosos.

Exceptuando quando se encontra na época do cio, os Persas miam muito pouco e num tom bastante baixo. O som da sua voz é extremamente suave e agradável.

São curiosos e presumidos.

A sua curiosidade é um fator de perigo, pois não é raro entrarem dentro do tanque de uma máquina de lavar ou de um armário, por exemplo. Isso implica que o seu cuidador tenha de dobrar esforços na vigilância do gatinho, para que não se coloque em situações de perigo desnecessário ou danifique algo em casa.

A sua presunção, em virtude do seu belo e grande pelo, é bastante conhecida, sendo uma das características que tornam esta raça tão atraente. Adoram ser acariciados, penteados e escutar-nos dizer que são muito bonitos. Adoram que apreciemos a sua beleza.

Falam os especialistas:

Vejamos o que diversas associações de criadores e cuidadores desta raça opinam sobre suas características comportamentais e de personalidade.

“A sua doce e gentil personalidade mistura-se com o ambiente familiar, assim que o gato se sinta seguro no seu novo ambiente. Seu miar é tranquilo, melodioso e agradável . Comunicam-se com seus grandes e expressivos olhos de uma maneira deliciosa e são uns encantadores animais de estimação, ideais para todas as idades “.

Cat Fancier’s Association

“Os Persas são extremamente inteligentes e isso ajuda-os a se adaptarem com facilidade quer em casa, quer em exposições. Eles se comunicam com você, com seus expressivos olhos, esperando que você entenda seus desejos “.

TICA (The International Cat Association

“Com uma personalidade dócil, gentil e carinhosa, o gato persa encontra-se perfeitamente adequado para viver dentro de casa. Apesar de plácidos, são brincalhões à sua própria maneira.”

FBRL (Fanciers Breeder Referral List)

Os Persas são tipicamente domésticos e jamais conheceram os comportamentos instintivos e selvagens de outros felinos.

Devido às suas características comportamentais, o Gato Persa é o gato ideal para conviver num apartamento urbano. Por vezes lhes chamam o “tigre do sofá”.

Vídeo:

Gato persa

Apreciem neste vídeo, como os gatos persas são carinhosos, doces e afetuosos:

http://hyp.la/BCFGEEX

Quem leu este artigo, também leu:

Back to Top