Gatos Persas

Tudo sobre Gatos Persas, Himalaios e Exóticos.

Comprar gatos persas para exposição, reprodução ou companhia?

Para que quer comprar um gato persa? Pode querer os seus gatos persas para exposição, reprodução ou companhia (mascota).

Os preços do gato variam bastante segundo a sua finalidade.

Se procura um Gato Persa para Exposição (show clase), é bom que tenha como mínimo quatro meses, só assim poderá ter a garantia de que realmente seja um gato de exposição.Claro que o preço não é garantia, mas ninguém vende gatos persas de exposição por menos de 1,500 dólares.

Deverá estar bem familiarizado com os standards dos gatos persas. Visite exposições e observe os comentários dos membros do juri. Veja fotografias de gatos que tenham ganho campeonatos.

Se procura um Gato Persa para Reprodução (breed clase), porque quer ser criador de animais desta raça, a tarefa é ainda mais complicada, porque a aparência (fenótipo) não diz tudo nem é suficiente.Gato Persa branco

Deve também decidir que tipo de gatos persas pretende criar: clássicos ou extremos; ultimamente, os persas extremos são preferidos em exposições, mas muitas das pessoas que buscam um persa como mascota preferem os clássicos.

Deve estudar cuidadosamente o pedigree dos progenitores, avós, bisavós. Um bom exemplar reprodutor deverá ter não somente um estupendo fenótipo, mas também um bom genótipo.

Para reforçar algumas característica específicas, os criadores utilizam técnicas com o inbreeding (cruzamento de parentes próximos).

É importante observar cuidadosamente toda a ninhada (se já foi vendida, peça para ver fotografias); é preferível um gato de uma ninhada em que todos os irmãos são parecidos, porque significa que as características que os pais transmitem são fortes e estáveis.

Se procura uma fêmea reprodutora, esta poderá ser menos perfeita fenotipicamente, sempre e quando possua uma boa genética, mas o macho deverá ser clase show (exposição) e se possível com campeões na sua ascendência.

Se o que procura é um Gato Persa para Companhia (pet clase), o importante é que seja realmente de raça persa e que seja saudável.

Existem muitos gatos de pelo comprido que não são de raça persa.

O que melhor lhe pode garantir a pureza de raça é o pedigree dos pais porque se é filho e neto de gatos persas, é persa, independentemente da posição do nariz ou forma dos olhos, etc.

No caso de não ter pais registados e não ter pedigree, é importante conhecer bem o standard e observar com atenção os pais e o gatinho. Se o animal lhe parece estar “perfeito” de acordo com o standard, pregunte ao criador porque o está vendendo como mascota. Poderá ser em virtude de um pequeno defeito sem implicações na saúde do gato, ou por uma doença ou defeito genético mais complicado que requeira maior atenção e cuidados.

É portanto muito importante definir para que queremos o animal. Gatos persas para exposição, reprodução ou companhia exigem um trabalho de procura diferentes, bem como muito diferente serão os custos de aquisição.

Artigos relacionados:

- Cuidados com gatos persas.

Alimentação dos Gatos Persas.

PDK: doença renal policística comum nos Gatos Persas.

Como Ensinar o Seu Gato Persa a Utilizar a Bandeja Sanitária Com Areia.

Back to Top