São alguns os principais cuidados com gatos persas:
– É importante entender que os gatos persas não conseguem subsistir sozinhos. Necessitam os humanos, são animais domésticos por excelência.
– Têm de ser penteados todos os dias, pois mudam de pelo durante todo o ano e é importante evitar que formem nós ou bolas. Escovar o pelo 10 a 15 minutos diariamente será suficiente. Este é um dos mais importantes cuidados com gatos persas.
– Os seus olhos requerem muito cuidado, pois costumam constipar-se com facilidade e a secreção lacrimal em excesso pode ser bastante desconfortável para o animal. O ph ácido dessas secreções costuma ser um meio de propagação de vírus, bactérias e fungos. Diariamente, os seus olhos deverão ser cuidadosamente limpos com algodão ou com um pano molhado em água morna ou em soro fisiológico.
– Pode-se dar banho aos gatos persas uma vez ao mês, utilizando um shampoo próprio para gatos. Aconselho o desinfectante Hexaderme e o Proderme, que devolve à pele do animal a sua gordura natural. Por vezes, devem ser lavados com um antifúngico, como nizoral. Para combater os pontinhos pretos no pelo, consequência da seborreia, deverá utilizar-se um shampoo que contenha Chlorhexidina, tal como Sepiferma, Proderma, Vitriderm ou hexaderme. Além disso, sempre que se verifique que o seu pelo está sujo, é conveniente penteá-lo cuidadosamente com um shampoo seco sem perfume. Antes do champoo, aplicar betadine espuma, para desinfectar. É importante, após o champoo, aplicar um condicionador especial para gatos, para poder escová-los depois.
– No verão, o pêlo pode tornar-se um pouco insuportável, pelo que podemos tosquiar um pouco. Corte na zona do dorso, costas, peito e barriga, que são as zonas onde o pêlo cresce mais rapidamente. Evite tosquiar na zona da cabeça ou na cauda.
– Podem-se cortar as suas unhas uma vez por mês. Atenção: só cortar a parte branca da unha, jamais cortar a parte rosada da unha.

mulher iraniana com gato persa
– Deverá ter-se especial cuidado com a alimentação destes gatos, pois que após a operação de esterilização, tendem a sofrer de excesso de peso. A obesidade é muito grave nestes animais, pelo que o controle do peso é um dos principais cuidados com gatos persas a ter em conta.
– Para que o pelo se mantenha com aspeto bonito e saudável, é importante cuidar da sua alimentação. Acrescentar complementos alimentares à ração ou administrar rações especiais, como a ração da Royal Canin especial para esta raça de gatos, é também um dos principais cuidados com gatos persas.
– Comida enlatada só deve ser dada excepcionalmente. As marcas de latas aconselhadas são Gormet Gold, Iams, e Sheba.
– Sua reprodução é difícil. Passam por um período de gestação de 64 dias e a ninhada é pequena, não ultrapassando dois ou três filhotes. Os pequenos costumam separar-se da mãe por volta dos três meses de idade.
– O momento do parto é outro dos momentos em que esta raça exige especiais cuidados. A cabeça das crias são normalmente um pouco maiores do que nas restantes raças e poderá ter ser difícil passar pela vagina da mãe.
– Um dos fundamentais e obrigatórios cuidados com gatos persas é a vacinação. Somente não é obrigatória a vacina contra a raiva, a não ser que pretenda viajar com ele para o estrangeiro.
– Outro dos cuidado a ter com esta raça de gatos é a desparasitação. Utilizar Drontal, mensalmente até aos seis meses de idade e quadrimestralmente a partir dos seis meses.
– No caso de diarreia, administrar-lhe Ultra-Levure250 em pó, duas vezes ao dia. Se o problema continuar, administrar ¼ de Dimicina, duas vezes ao dia.
Quem leu este artigo também leu:
Comprar gatos persas para exposição, reprodução ou companhia?
PDK: doença renal policística comum nos Gatos Persas.
Como Ensinar o Seu Gato Persa a Utilizar a Bandeja Sanitária Com Areia.
Pentear e Escovar o Pelo dos Persas.
Comportamento e Personalidade do Gato Persa.