Gatos Persas

Tudo sobre Gatos Persas, Himalaios e Exóticos.

Pentear e Escovar o Pelo dos Persas.

Já referimos, em artigos anteriormente editados, que apesar dos gatos de raça persa serem bastante limpos, a ajuda do dono é imprescindível para conseguir um ótimo nível de limpeza e higiene. Os gatos da raça Persa são animais exclusivamente domésticos e portanto incapazes de sobreviver sozinhos.

Os Persas têm um excelente carácter, são amáveis e tranquilos, o que facilita imenso a realização das atividades relacionadas com a sua higiene.

Podemos assinalar diversas áreas e atividades relacionadas com a higiene da sua mascota:

  • Banho,
  • Escovar e pentear o pelo,
  • Limpeza dos olhos, nariz, ouvidos, unhas e dentes,
  • Utilização da bandeja sanitária.

Sobre a escolha e utilização da caixa ou bandeja sanitária de areia, aconselhamos a leitura do artigo “Como Ensinar o Seu Gato Persa a Utilizar a Bandeja Sanitária Com Areia“.

Neste artigo abordaremos o tema de escovar e pentear o pelo.

Pentes para gatos

Pentes para gatos

O pelo do seu gato deverá ser escovado e penteado diariamente. Uma das principais e mais espetaculares características dos gatos desta raça é terem um pelo muito comprido e fino, sendo necessário escová-lo diariamente para evitar que o pelo se enrede e crie bolas ou nós, pois mudam de pelo durante todo o ano. Esses nós são altamente indesejáveis, pois além de serem inestéticos, podem puxar a sua pele e provocar dor ou serem ingeridos.

Deverá habituá-lo a ser escovado desde pequeno. Coloque-o no seu colo e habitue-o a ser escovado e a que goste de ser escovado. Fale-lhe com carinho e dê-lhe alguma recompensa sempre que o escovar. Esses 10 ou 15 minutos diários que dedicar a essa atividade serão um momento de intimidade entre você e o seu gato, um momento especial de comunicação entre os dois.

Necessitamos adquirir uma escova suave, com cerdas naturais. As escovas com cerdas de nylon não são aconselhadas, pois podem provocar eletricidade estática e eriçar o pelo.

Também deveremos ter um pente de pontas finas e compridas, que penetre bem no pelo e permita remover o pelo morto, e outro de dentes mais grossos para repassar em sentido contrário. Complementarmente, podemos usar pentes de cardar, sem abusar para não arrancar demasiado pelo.

Podemos utilizar uma escova de dentes para pentear a zona do focinho.

Pentear gato persa

Passos e sequência a seguir para pentear o seu gato:

  1. Antes, podemos aplicar uniformemente um talco neutro para bebês. Isto dará corpo e volume ao pelo após a escovagem.
  2. Começamos pela zona do pescoço, escovando o pelo para baixo, eliminando todas as bolas e nós que encontremos.
  3. Passamos para a zona da nuca e do corpo, penteando sempre na direção do pelo.
  4. Podemos também pentear na direção contrária, para aumentar o volume do pelo.
  5. Finalmente, penteamos a zona traseira, com muito cuidado para não magoar o bicho. Não é necessário nem conveniente pentear diariamente a cauda. Bastará pentear uma vez cada semana, desde que o pelo da cauda não apresente bolas/nós. Escovar a cauda demasiado provoca o aparecimento de gordura (especialmente nos gatos não castrados), além de favorecer a perda de pelo nessa zona.

Artigos relacionados:

Back to Top