Gatos Persas

Tudo sobre Gatos Persas, Himalaios e Exóticos.

Variedades e Padrões de Cores dos Gatos Persas

Existem diversas formas de classificar os gatos de raça persa. Podemos classificá-los quanto a distintos fatores, tais como:

Posição do nariz

    • Clássico
    • Aberto
    • Extremo
    • Piggy
    • Luatic

Forma do nariz

    • Correta
    • Estreito
    • Demasiado estreito

Posição dos olhos

Forma das orelhas

Perfil do focinho

Cor do pelo

Classe

    • Exemplares para exposição (show class)
    • Exemplares para reprodução (breed class)
    • Mascotas (pet class)

País de origem

Logo da Cat Fanciers Association

Logo da Cat Fanciers Association

Neste artigo analisaremos a classificação desta raça de gatos baseada na cor do pelo. Existem diversas maneiras de classificar as variedades segundo a cor da pelugem. Para efeitos de exposições e competição os gatos persas são normalmente divididos em função do padrão de cor. A maior entidade mundial para registo de pedigreed de gatos e principal nos Estados Unidos da América, a Cat Fanciers’ Association (CFA) classifica os gatos persas em sete divisões:

  • Divisão dos Persas de Cor Sólida (Solid Color)
  • Divisão dos Prateados e Dourados (Silver and Golden)
  • Divisão dos Sombreados e Fumados (Shaded and Smoke)
  • Divisão dos Tigrados (Tabby)
  • Divisão Particolors (Parti-color)
  • Divisão dos Cálico e Bi-color (Calico and Bicolor)
  • Divisão dos Himalaios (Himalayan)

I – Divisão dos Persas de Cores Sólidas (Solid Color)

Estes são os gatos persas que apresentam um pelo de cor 100% pura, sem misturas. Quer dizer, cada pelo tem a mesma cor desde a raiz até à ponta. As cores dos Persas deste grupo podem ser:

Sólidas ( negro, chocolate, vermelho) ou diluídas (azul, creme, lilás). O creme é diluição do vermelho, o lilás, mais rara, é a diluição do vermelho e o azul é a diluição do preto.

Característica do pelo dos gatos persas pertencentes a este grupo é que a pelugem não apresenta nenhum desenho.

II – Divisão dos Prateados e Dourados (Silver and Golden)

Nesta divisão encontramos os Persas com pelugem prateada (Silver) e dourada (Golden)

Prateados (Silver):

Gato Persa SilverNos gatos prateados, o Inibidor Branco apresenta-se muito ativo, pelo que a pelugem dos gatos assim classificados tem um aspeto sombreado.

O nariz, rosado e não tão curto, bem como os olhos, apresentam um contorno preto.

Os olhos são de cor verde se a sua pelugem for preta ou derivada e de cor cobre se a sua pelugem for de cor vermelha ou derivada.

Os Pewters são gatos persas prateados que apresentam uma pelugem preta ou derivada e olhos de cor cobre. Esta classificação é aceite por alguns organismos internacionais.

O padrão ideal para os gatos pertencentes a esta divisão é a cara o mais achatada possível, pelugem bastante clara e os olhos bem verdes.

Segundo a percentagem de pelos brancos, determinada pelo Inibidor Branco, os persas prateados são ainda classificados em Silver Chinchila e Silver Shadeds.

Silver Shadeds

Os gatos pertencentes a esta divisão apresentam 40 a 60% de pelos brancos.

Silver Chinchilas

Os Chinchila apresentam mais de 80% da sua pelugem branca. Apenas a ponta dos pelos pode apresentar outra cor, pelo que os chinchilas parecem ser brancos.

O efeito prateado é menos intenso nos Chinchila que nos Shadeds.

Dourados (Golden)

Esta rara classe de gatos é uma derivação dos Persas Prateados (Silver), apresentando um padrão semelhante a estes últimos, apenas diferindo a cor do pelo; dourada em vez de branca.

Dividem-se em Golden Shaded, Golden Chinchila, Golden Tabby e Blue Golden.

III – Divisão dos Sombreados e Fumados (Shaded and Smoke)

IV – Divisão dos Tigrados (Tabby)

Gato Persa Tigrado - TabbyOs gatos tigrados (tabby) caracterizam-se por apresentarem uma pelugem às riscas ou pontos. É possível que este tenha sido o padrão de pelo original dos antepassados dos gatos domésticos. A palavra tabby deriva do latim attabi, a qual tem a sua origem na Attabiayah de Damasco, local onde era produzida uma seda com padrões às riscas. Segundo o padrão do pelo, os gatos tigrados podem ser classificados como mackerel, tigrados clássicos, pintalgados e manchados. No caso específico dos gatos de raça persa, a divisão de tigrados (ou tabby) é dividida em três classes:

 

  1. Tigrados clássicos
  2. Mackerel
  3. Tigrados “Remendados”

O tabby remendados caracterizam-se por apresentarem zonas de pelugem vermelhas num padrão de pelugem clássico ou mackerel. As principais federações de criadores reconhecem as seguintes cores de pelo: vermelho, castanho, azul, azul prateado, prateado e creme. Não existem tigrados remendados (patched tabby) apresentando padrões de cores vermelhas  ou creme. Os olhos dos persas tabby são de cor cobre, à excepção dos prateados que podem ter olhos verdes ou de cor de avelã. Os gatos persas pertencentes a esta divisão apresentam normalmente um comportamento extrovertido e “engraçado”.

V – Divisão dos Particolors (Parti-color)

Nesta divisão encontram-se os:

- Tortoiseshell

- Chocolate tortoiseshell

- Azul-creme

- Lilás-creme

Os Concha de Tartaruga, também chamados Escamas de Tartaruga ou Torties (mistura de negro, lilás ou chocolate com creme ou vermelho).

Este padrão de cores da pelugem é exclusivo das fêmeas e os seus olhos deverão ser obrigatoriamente cor de cobre.

VI – Divisão dos Cálico e Bi-color (Calico and Bicolor)

Cálico, Bi-colores e Van:

Os Persas Bi-colores deverão ter cerca de metade da pelugem de cor branca e a outra metade de cor. Porém, o peito, barriga, patas, focinho e pescoço deverão ser obrigatoriamente de cor branca. Cabeça, dorso e cauda deverão ser coloridas.

Os Persas Cálico apresentam uma pelugem branca com manchas negras e vermelhas ou branca com manchas azuis e creme (diluído). Algumas associações de criadores utilizam o termo cálico para designar uma mistura de tortoiseshell com branco.

Persas Van: São gatos brancos com a cauda colorida e apresentando manchas de cor no alto da cabeça.

Persas Arlequim: São uma variedade de Persas Van, apresentando algumas manchas de cor no corpo e eventualmente nas patas.

VII – Divisão dos Himalaios

Gato Persa HimalaioOs Gatos Himalaios, ou Colorpoints, são originários dos Estados Unidos da América e resultam do cruzamento de gatos persas com siameses.

Devem o seu nome aos coelhos Himalaios, que tal como estes gatos, possuem um pelugem mais escura nas patas e orelhas.

A CFA (Cat Fanciers Association) e a FIFe (Federação Internacional Felina) consideram os Himalaios como uma divisão dos Persas, contudo a TICA (The International Cat Association) considera os Himalaios como uma raça própria distinta dos Gatos Persas.

Os olhos dos gatos Himalaios são intensamente azuis.

Back to Top